O que a Bíblia diz sobre o fim dos tempos ? A Bíblia menciona sinais específicos, incluindo acontecimentos, situações e comportamentos que indicam que o atual sistema de coisas está chegando ao seu desfecho, também conhecido como “fim do mundo”. (Mateus 24:3; Versão King James) Esse período é referido como os “últimos dias” e também como o “tempo do fim” ou “fim dos tempos”. (2 Timóteo 3:1; Daniel 8:19; Versão Fácil de Ler)
Quais são algumas profecias bíblicas sobre os “últimos dias”?
A Bíblia predisse muitos eventos que, juntos, constituiriam “o sinal” para identificar os últimos dias. (Lucas 21:7) Considere alguns exemplos:
- Guerras em grande escala. Jesus predisse : “ Nação se levantará contra nação e reino contra reino . ” ( Mateus 24 : 7 ) Da mesma forma , ApocalJesus predisse: “Nação se levantará contra nação e reino contra reino.” (Mateus 24:7) Da mesma forma, Apocalipse 6:4 convida um cavaleiro simbólico representando a guerra, que “tiraria a paz da terra”.
- Fome. Jesus profetizou : “ Havia escassez de alimentos . ” ( Mateus 24 : 7Jesus profetizou: “Haverá escassez de alimentos.” (Mateus 24:7) O livro de Apocalipse trazia outro cavaleiro simbólico, cuja cavalgada resultaria em fome em larga escala. (Apocalipse 6:5, 6)
- Grandes terremotos. Jesus disse que teria “ terremJesus disse que teria “terremotos em vários lugares”. (Mateus 24:7; Lucas 21:11) Esses terremotos causaram sofrimento e perda de vidas em níveis sem precedentes.
- Doenças. Segundo Jesus, haveria pragas ou epidemias de “doenças futuras”. (Lucas 21:11, Versão Contemporânea em Inglês)
- Aumento da criminalidade. Embora o crime sempre tenha existido, Jesus predisse que nos últimos dias teria um “aumento da iniquidade”. (Mateus 24:12)
- Destruição da Terra. Apocalipse 11:18 profetizou que a humanidade estaria “arruinando a Terra”, não apenas por meio de ações violentas e corruptas, mas também causando danos ao meio ambiente.
- Deterioração do caráter humano. Em 2 Timóteo 3:1-4, a Bíblia previu que as pessoas se tornariam “ingratas, desleais, irreconciliáveis, caluniadoras, sem autocontrole, ferozes, sem amor pelo bem, traidoras, obstinadas, cheias de orgulho.” Esses comportamentos atingiram um nível tão extremo que a época poderia ser descrita como “tempos críticos, difíceis de suportar”.
- Desestruturação da família. Em 2 Timóteo 3:2-3, a Bíblia predisse que muitas pessoas perderiam o afeto natural por seus familiares e que os filhos se tornariam “desobedientes aos pais”.
- Diminuição do amor a Deus. Jesus declarou: “O amor da maioria se esfriará.” (Mateus 24:12) Ele se referia ao fato de que o amor por Deus diminuiria na maioria das pessoas. Da mesma forma, 2 Timóteo 3:4 menciona que nos últimos dias, muitos seriam “amantes dos prazeres em vez de amantes de Deus”.
- Hipocrisia religiosa. Em 2 Timóteo 3:5, a Bíblia profetizou que as pessoas aparentariam adorar a Deus, mas não viveriam de acordo com Seus princípios.
- Maior compreensão das profecias bíblicas. O livro de Daniel previu que, no “tempo do fim”, muitas pessoas adquiriram maior conhecimento da verdade bíblica, incluindo uma compreensão mais clara dessas profecias. (Daniel 12:4)
- Uma pregação global. Jesus declarou: “Estas boas novas do Reino serão pregadas em toda a terra habitada.” (Mateus 24:14)
- Indiferença e zombaria generalizada. Jesus previu que a maioria das pessoas ignoraria as evidências do fim iminente. (Mateus 24:37-39) Além disso, 2 Pedro 3:3-4 predisse que alguns ridicularizariam essas evidências, rejeitando-as completamente.
- Cumprimento de todas as profecias. Jesus afirmou que os últimos dias seriam caracterizados pelo cumprimento simultâneo de todas essas profecias, e não apenas de algumas delas. (Mateus 24:33)
Estamos vivendo nos “últimos dias”?
Sim. As condições mundiais e a cronologia bíblica indicam que os últimos dias ocorreram em 1914, o ano em que a Primeira Guerra Mundial teve início.

Em 1914, o Reino de Deus começou a governar no céu, e uma de suas primeiras ações foi expulsar Satanás, o Diabo, e os demônios do céu, limitando sua atividade à terra. (Apocalipse 12:7-12) A influência de Satanás sobre a humanidade pode ser vista em muitas das atitudes e ações negativas que tornam os últimos dias “tempos críticos, difíceis de resistir”.—2 Timóteo 3:1.
Muitas pessoas se sentem angustiadas com esses tempos difíceis. Eles perceberam que a sociedade está se deteriorando e um pouco até temem pelo futuro da humanidade.
Por outro lado, há aqueles que, apesar de também se preocuparem com a situação mundial, mantêm uma visão esperançosa. Eles fizeram parte de que o Reino de Deus está em breve tomará medidas para eliminar os problemas do mundo. (Daniel 2:44; Apocalipse 21:3, 4) Eles aguardam pacientemente o cumprimento das promessas de Deus e encontram conforto nas palavras de Jesus: “Aquele que perseverar até o fim será salvo.” (Mateus 24:13; Miqueias 7:7)

Sou Oliver Talmidi, responsável pelo blog Sabedoria Bíblica. Sempre fui fascinado pelas Escrituras e pela riqueza de conhecimento que elas oferecem. Minha missão é compartilhar curiosidades, reflexões e ensinamentos de forma acessível, ajudando mais pessoas a compreenderem e se aprofundarem na Palavra de Deus. Acredito que a sabedoria bíblica transforma vidas, e é um privilégio poder explorar e dividir esse conhecimento com você.